O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, iniciou nesta quarta-feira (27) uma visita ao México com o objetivo de fortalecer as relações políticas e ampliar os laços comerciais entre os dois países. A comitiva brasileira desembarcou na Cidade do México na noite anterior e já se reuniu com representantes do setor privado. A agenda inclui uma audiência com a presidenta Claudia Sheinbaum no Palácio Nacional, programada para esta quinta-feira (28).
Durante o café da manhã com empresários, Alckmin destacou a importância de aproximar as duas maiores democracias e economias da América Latina, enfatizando a necessidade de investimentos recíprocos e a atualização do Acordo de Complementação Econômica nº 53. O comércio entre Brasil e México alcançou US$ 13,6 bilhões em 2024, com exportações brasileiras totalizando US$ 7,8 bilhões, principalmente em automóveis e carnes.
A visita ocorre em um contexto de novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a parceiros comerciais, levando o Brasil a buscar diversificar suas relações comerciais. Além das reuniões no México, está prevista uma missão da ApexBrasil ao Canadá em setembro, visando intensificar a presença brasileira na América do Norte. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ressaltou que a diplomacia comercial do governo Lula já abriu 409 novos mercados para produtos brasileiros nos últimos anos.