O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou que se reuniu com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutir temas relacionados à Embraer e à implementação de vistos eletrônicos. Alckmin enfatizou a relevância do cargueiro KC-390 e mencionou a recente compra de 20 aviões da Embraer pela indústria mexicana, que conta com uma fábrica e mais de mil colaboradores no país.
Durante a agenda realizada no Palácio Nacional, na Cidade do México, Alckmin também abordou a necessidade de facilitar o turismo entre Brasil e México por meio dos vistos eletrônicos. Ele convidou Sheinbaum para a Conferência do Clima das Nações Unidas de 2025, a COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro. Além disso, foram assinados dois memorandos de entendimento na área da saúde, promovendo a cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o governo mexicano para o desenvolvimento de vacinas.
Os acordos também incluem um entendimento entre a Anvisa e a Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris), que permitirá que registros sanitários brasileiros sejam utilizados como referência no México. Alckmin ressaltou que essas iniciativas visam agilizar processos e reduzir custos na análise de novos medicamentos. O vice-presidente retornará a Brasília na noite desta quinta-feira.