O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou que tratou com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, de temas relativos à Embraer e também conversou sobre vistos eletrônicos para facilitar o intercâmbio entre os dois países. “Conversamos sobre Embraer. Nós temos um pleito do cargueiro KC-390 para a indústria da defesa, e já houve uma compra importante da mexicana de 20 aviões da Embraer”, explicou Alckmin a jornalistas após a agenda, realizada no Palácio Nacional, na capital mexicana.
Alckmin também mencionou a assinatura de dois memorandos de entendimento na área de saúde. O primeiro foi firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o governo mexicano para cooperar no desenvolvimento de vacinas baseadas na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). O segundo documento, assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Copefris), permitirá que o registro sanitário de dispositivos médicos concedido pelo Brasil sirva de referência no México.
O vice-presidente expressou otimismo quanto aos acordos comerciais setoriais que podem ser firmados no próximo ano. Ele também convidou Sheinbaum para a Conferência do Clima das Nações Unidas de 2025, a COP30, que ocorrerá na Amazônia paraense. Alckmin ressaltou que as iniciativas visam aumentar o turismo e otimizar processos regulatórios entre os dois países, destacando a importância da cooperação bilateral.