Neste sábado (23), o vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que o Brasil conseguirá superar a crise comercial provocada pelas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos. A afirmação foi feita durante um debate sobre conjuntura política promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em Brasília, onde Alckmin ressaltou a diminuição da dependência do mercado norte-americano, com apenas 3,3% das exportações brasileiras sendo impactadas.
Alckmin observou que, na década de 1980, 24% das exportações brasileiras eram destinadas aos EUA, enquanto atualmente esse número caiu para 12%. Ele destacou que cerca de 36% das exportações afetadas são de produtos manufaturados, como máquinas e equipamentos, e que o governo está tomando medidas para reduzir os efeitos negativos, incluindo a abertura de linhas de crédito e a suspensão de tributos sobre insumos importados.
Além disso, o vice-presidente mencionou a reclamação formal do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas norte-americanas e as perspectivas de expansão de mercados por meio de acordos comerciais, como o Mercosul-União Europeia. Alckmin enfatizou que nem todos os produtos brasileiros foram afetados pelas novas tarifas e que o governo continuará buscando alternativas para minimizar os impactos sobre os exportadores.