Neste sábado (2), durante o programa É de Casa, da TV Globo, a cantora Alcione, de 77 anos, fez uma declaração contundente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em sua fala, Alcione pediu que Trump 'deixe o Brasil em paz' e manifestou seu apoio ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, a quem chamou de 'nosso ministro maravilhoso'.
A declaração de Alcione ocorre em meio à recente assinatura de um decreto por Trump, que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos importados do Brasil, elevando a sobretaxa total para 50%. O novo imposto, que entrará em vigor em breve, afeta diversos produtos brasileiros, enquanto uma lista de quase 700 exceções isenta itens como derivados de petróleo e suco de laranja.
Além disso, o decreto menciona o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta processos no STF relacionados a uma suposta trama golpista em 2022. A medida tem gerado preocupações entre os exportadores brasileiros, especialmente em relação a produtos como carnes e café, que não estão isentos da nova tarifa.