Agricultores familiares da zona rural de Boa Vista, Roraima, têm se destacado no cultivo de macaxeira e milho, que se tornaram suas principais fontes de renda. O tema foi abordado no programa Amazônia Agro, exibido pela Rede Amazônica no último domingo (3). Propriedades como a do casal Duzelir Correia e Biatina Ramos, na região do Bom Intento, têm mostrado resultados promissores, com a produção de macaxeira alcançando mais de 200 kg por dia.
Duzelir, que começou a cultivar macaxeira durante a pandemia de Covid-19, destacou a facilidade de manejo da cultura, que ocupa três dos seis hectares de sua propriedade. Ele e sua família trabalham manualmente, com o auxílio de equipamentos adequados, e a esposa Biatina participa ativamente do processo, ajudando na colheita e pesagem da raiz, que é amplamente utilizada na culinária brasileira e na indústria.
Em outra propriedade, Silvio Noronha cultiva milho em uma área de dois hectares, colhendo entre 400 e 500 kg diariamente. Ele elogiou a versatilidade do milho, que pode ser vendido em diversas formas. Silvio, que é agricultor familiar há quatro anos, recebe apoio de uma cooperativa, que o incentiva a diversificar suas culturas. Dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas indicam que a produção agrícola na capital tem crescido, com destaque para o Projeto de Assentamento Nova Amazônia, onde as áreas cultivadas aumentaram significativamente nos últimos anos.