O mês de agosto, que começa nesta sexta-feira, 1º, será caracterizado por uma neutralidade climática na região do Oceano Pacífico, sem a influência de El Niño ou La Niña. Segundo Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo OK, as chuvas devem se expandir além do Sul do Brasil, com condições favoráveis para precipitações em Mato Grosso do Sul, São Paulo e na faixa costeira do Sudeste. No entanto, no extremo sul do País, os volumes de chuva devem ser um pouco abaixo da média.
A previsão indica grandes variações de temperatura, especialmente na metade sul do Brasil, devido à entrada de massas de ar frio. As mínimas devem ficar em torno de 15°C e as máximas entre 20°C e 24°C em São Paulo, com a possibilidade de dias alternando entre céu encoberto e ensolarado. A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a chegada de duas frentes frias, a primeira prevista para o dia 5, que pode trazer chuvas fortes e tempestades, e a segunda, mais fraca, no dia 27, que deve derrubar as temperaturas.
Apesar das frentes frias, agosto tende a ser um mês predominantemente seco no interior de São Paulo, aumentando o risco de incêndios florestais em regiões como Itapeva, Sorocaba e Campinas. A estação do inverno, que começou em 20 de junho, se encerrará em 22 de setembro, marcando a transição para a primavera no Brasil.