O mês de agosto, que marca o fim do inverno no Brasil, promete ser marcado por temperaturas elevadas e tempo seco no Centro-Oeste e interior do Sudeste, conforme análise da MetSul Meteorologia. A previsão indica que cidades como Cuiabá poderão registrar termômetros frequentemente acima de 40°C, enquanto áreas afastadas do litoral paulista e do Triângulo Mineiro também enfrentarão calor intenso e baixos níveis de umidade relativa do ar.
Por outro lado, a região Sul do país deve experimentar variações bruscas de temperatura, com a primeira quinzena apresentando clima mais frio e a segunda metade trazendo dias quentes, com temperaturas acima da média. Estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter chuvas abaixo da média, mas com possibilidade de precipitações localizadas acima do normal em áreas do Oeste.
A MetSul ressalta que agosto é historicamente um mês de extremos climáticos, com registros de enchentes e nevascas. Embora não haja previsão de eventos tão severos neste ano, a Oscilação de Madden-Julian pode aumentar a instabilidade climática, especialmente no Sul, onde o risco de tempestades, granizo e vendavais deve crescer. Além disso, a intensificação das queimadas no Cerrado e Pantanal é uma preocupação, devido à escassez de chuvas e calor excessivo, especialmente no Mato Grosso.