Nesta segunda-feira, 4 de setembro, o Brasil aguarda a divulgação do Boletim Focus às 8h25, o primeiro relatório após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic em 15%. O boletim, que traz as projeções de instituições financeiras sobre inflação, crescimento do PIB e taxa de câmbio, é um importante indicador da saúde econômica do país.
Às 14h30, será apresentado o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de junho, que oferece dados detalhados sobre o mercado formal de trabalho no Brasil. Essas informações são cruciais para entender as dinâmicas do emprego e desemprego no país.
Nos Estados Unidos, o índice de encomendas à indústria de junho será divulgado às 11h, em um contexto de crescente expectativa sobre cortes de juros pelo Federal Reserve, especialmente após um relatório de emprego mais fraco na última sexta-feira. Além disso, investidores estarão atentos a uma possível ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que pode influenciar a iminente imposição de tarifas sobre produtos brasileiros.
O dia também será marcado por compromissos do presidente Lula, que inicia sua agenda às 9h com reuniões no Palácio do Planalto, incluindo a sanção do Projeto de Lei nº 847/2025, que visa aprimorar a destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).