A Polícia Civil de Manaus investiga um caso chocante em que uma adolescente de 12 anos pode ter ordenado o assassinato da própria mãe, Francisca Alves Praia, uma mulher com deficiência física. O crime ocorreu no último domingo (17), quando Renato do Vale Costa, de 25 anos, foi preso sob a acusação de ter executado o pedido da jovem, que visava ficar com R$ 17 mil em benefícios que a mãe receberia devido à sua condição.
As investigações apontam que a motivação do crime pode estar relacionada ao relacionamento amoroso da adolescente com Renato, que era proibido pela mãe. O delegado Adanor Porto revelou que a jovem e a mãe discutiam frequentemente sobre o namoro, levando a adolescente a planejar o assassinato. Renato confessou o crime, alegando que não tinha intenção de roubar nada da casa e que agiu a pedido da menor.
O caso foi inicialmente tratado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que prendeu Renato na quinta-feira (21). Após descobrir a participação da filha da vítima, o caso foi transferido para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), que solicitou a internação da adolescente, cumprida logo em seguida. A polícia continua investigando os detalhes do crime e as motivações por trás dele.