A Polícia Civil de São Paulo identificou um adolescente de 17 anos como o responsável por um grupo que organizava ataques a moradores de rua. O jovem também enviou ameaças ao youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, após este denunciar a adultização de crianças na internet. Em parceria com Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, preso em Olinda, Pernambuco, o adolescente é considerado um membro proeminente da organização criminosa chamada ‘Country’.
A investigação, que começou em novembro do ano passado pelo Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da Secretaria da Segurança Pública paulista, revelou uma rede criminosa que atua em várias regiões do Brasil. A célula coordenada pelo adolescente é responsável por atos de violência não apenas contra pessoas em situação de rua, mas também contra animais abandonados. As forças de segurança de seis estados e do Distrito Federal estão envolvidas na operação, que já resultou em prisões e investigações em andamento.
As implicações dessa investigação são profundas, pois expõem o uso de plataformas digitais como Discord e Telegram para a coordenação de crimes violentos. A articulação entre os criminosos transcende fronteiras, com casos como o de um jovem brasileiro na França que financiava os ataques no Brasil. A continuidade das investigações poderá revelar mais sobre a extensão e a organização dessa rede criminosa.