Uma adolescente de 12 anos foi apreendida em Manaus, suspeita de planejar a morte de sua mãe, Francisca Alves Praia, de 48 anos. O crime ocorreu no último domingo (17), quando a vítima foi atacada com facadas por Renato do Vale Costa, de 25 anos, que foi preso na quinta-feira (21) após confessar o homicídio. Segundo a Polícia Civil, a motivação do crime foi a recusa da mãe em aceitar o relacionamento da filha com o homem mais velho.
De acordo com o delegado Adanor Porto, a adolescente e sua mãe tinham constantes desavenças sobre o namoro. Em um momento de desespero, a menor pediu a Renato que ‘finalizasse’ sua mãe. O homem entrou na casa pelo telhado e, após pegar uma faca na cozinha, desferiu diversos golpes no pescoço da vítima, que não conseguiu se defender devido a uma amputação em uma das pernas causada por diabetes.
O caso foi inicialmente investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que prendeu Renato e, ao descobrir a participação da filha, encaminhou as informações para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai). A DEHS representou pelo mandado de internação da adolescente, que foi cumprido e resultou em sua apreensão. O desdobramento desse caso levanta questões sobre a dinâmica familiar e os riscos associados a relacionamentos precoces.