A escritora mineira Adélia Prado lançou na sexta-feira, 22 de agosto de 2025, seu novo livro, ‘O Jardim das Oliveiras’. Em um vídeo publicado no Instagram, a autora de Divinópolis expressou sua emoção ao receber o primeiro exemplar da obra, que contém 25 poemas inéditos. ‘Gente, eu tô feliz demais’, disse Adélia, destacando a qualidade da edição e convidando os leitores a acompanharem a leitura.
O livro, que marca o retorno da autora após dez anos sem novas publicações, foi anunciado no final de 2023. Adélia revelou que a obra dialoga com as dores e angústias vividas durante esse período de silêncio, refletindo sobre a aridez da existência e suas possibilidades de transcendência. A capa do livro foi criada pelo designer Leonardo Iaccarino, inspirada na tela ‘Cactus’ da artista mineira Fani Bracher.
O lançamento de ‘O Jardim das Oliveiras’ é simbólico, pois em 2024 Adélia receberá os prêmios Camões e Machado de Assis e em 2025 completará 90 anos. Reconhecida como uma das grandes vozes da literatura contemporânea, Adélia Prado é uma figura central na cultura brasileira, tendo sido a primeira mulher a receber o prêmio Conjunto da Obra pelo Governo de Minas em 2017 e indicada à Academia Brasileira de Letras.