No dia 25 de agosto de 2025, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou a Resolução nº 264/2025, reconhecendo a grave crise hídrica nos rios Juruá, Purus, Acre e Iaco, no estado do Acre. O documento, que tem validade até 31 de outubro, foi aprovado durante a 940ª Reunião Deliberativa Ordinária da ANA e visa desburocratizar procedimentos para enfrentar a escassez de água na região. A medida se alinha ao Decreto Estadual nº 11.733, que declarou situação de emergência em todo o Acre devido à estiagem prolongada e ao aumento das temperaturas.
A resolução permite que a ANA estabeleça regras excepcionais para o uso da água e orienta os setores usuários a ativarem seus planos de contingência durante o período crítico. Além disso, facilita a tramitação de processos de declaração de calamidade ou emergência por seca, tanto por municípios quanto por estados, buscando apoio do Poder Executivo Federal. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) já está mobilizando recursos e articulando com autoridades para garantir o bem-estar da população e minimizar os riscos associados à crise hídrica.
O governador Gladson Camelí destacou o empenho do governo estadual em mitigar os impactos da seca sobre a população e a economia local. Ele enfatizou a importância do alinhamento entre entidades estaduais e federais para enfrentar os desafios impostos pela estiagem. Com reuniões frequentes do Gabinete de Crise, composto por mais de 26 instituições, o estado busca desenvolver estratégias operacionais eficazes para proteger vidas e garantir o abastecimento de água em meio à crise.