Nesta segunda-feira, 4 de setembro, a capital do Acre, Rio Branco, terá ponto facultativo em razão da celebração do Dia da Revolução Acreana, que ocorre na quarta-feira, 6. A decisão de antecipar a data foi oficializada por meio de um decreto na última sexta-feira, 1º, e visa emendar o feriado com o último fim de semana, que também coincide com o encerramento da Expoacre 2025.
Os serviços administrativos das prefeituras do estado, incluindo a da capital, seguirão a determinação do ponto facultativo. No entanto, serviços essenciais, como o Pronto Socorro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e delegacias, como a Delegacia de Flagrantes (Defla) e a Delegacia da Mulher (Deam), continuarão a operar normalmente durante o dia.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos funcionarão em horário normal, enquanto o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e o Ministério Público (MP-AC) estarão fechados, retornando às atividades na terça-feira, 5. O comércio local poderá operar em regime especial, dependendo da decisão de cada estabelecimento, e pontos turísticos, como o Parque Ambiental Chico Mendes, estarão abertos ao público.
As Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) em Rio Branco funcionarão em regime especial, das 7h às 13h, em quatro locais específicos. A Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, por sua vez, permanecerá fechada nesta segunda-feira, retomando suas atividades na terça-feira, 5.