As ações europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, 23 de outubro de 2023, recuperando-se de mínimas de seis semanas. O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,9%, impulsionado pela valorização das ações do setor bancário, apesar da queda no mercado suíço, que foi afetado por uma tarifa de 39% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos do país. As preocupações com as tarifas e um relatório fraco de emprego nos EUA haviam prejudicado o sentimento do mercado na sexta-feira anterior.
O índice SMI de Zurique registrou uma queda de 0,2% após um fim de semana prolongado, refletindo a pressão sobre as empresas suíças, especialmente os fabricantes de relógios de luxo, como Richemont e Swatch, que caíram 1,3% e 2,3%, respectivamente. O governo suíço anunciou que está preparado para fazer uma "oferta mais atraente" nas negociações comerciais com Washington, na tentativa de mitigar os impactos da nova tarifa.
Em contraste, o setor bancário britânico teve um desempenho positivo, com ações como Lloyds e Close Brothers subindo 9% e 24%, respectivamente, após a Suprema Corte do Reino Unido anular uma decisão sobre comissões de financiamento de automóveis, aliviando temores sobre potenciais compensações financeiras. Os índices de outras principais cidades europeias também apresentaram altas, com Londres, Frankfurt, Paris, Milão, Madri e Lisboa registrando ganhos significativos.
Os índices financeiros em Londres, Frankfurt e Paris, por exemplo, avançaram 0,66%, 1,42% e 1,14%, respectivamente, refletindo um clima mais otimista entre os investidores, apesar das tensões comerciais com os EUA e suas repercussões na economia suíça.