O presidente do União Brasil, ACM Neto, afirmou em evento realizado no dia 19 de agosto de 2025 que a federação União Progressista não terá alinhamento com o governo Lula nem com o PT. Durante a oficialização da federação, ele declarou: “Não vejo hipótese de alinhamento com o governo nem de aliança com o PT”, ressaltando que a sigla busca ser uma alternativa política para as eleições de 2026.
ACM Neto enfatizou que a independência política é fundamental e que a ocupação de cargos no governo não é razoável para a nova federação. Ele mencionou que a decisão sobre a saída de filiados que ocupam ministérios deve ser discutida após a homologação pelo TSE, mas expressou urgência na questão, afirmando que isso gera desconforto. O líder do União Brasil também destacou que o objetivo é construir um projeto político de centro-direita capaz de enfrentar o PT nas próximas eleições.
Além disso, ACM Neto apontou que a federação, composta pelo União Brasil e PP, controla 109 deputados e 15 senadores, além de quatro ministérios. Na Bahia, onde ele possui forte apoio, ele lidera as intenções de voto para o governo estadual, com 53,5% contra 28,1% do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-prefeito de Salvador concluiu que é necessário dialogar com outros partidos opositores ao PT para formar uma ampla frente contra o governo atual.