A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) alerta que 75% dos embarques de panetones brasileiros aos Estados Unidos estão sob risco devido a um tarifaço de 50% imposto sobre produtos importados. Segundo a Abimapi, mais da metade dos panetones brasileiros é enviada para o mercado americano, com um preço médio de exportação de US$ 4 por quilo. As empresas anteciparam seus embarques, mas o volume enviado até julho representa apenas um quarto do total que costumam exportar anualmente.
O Brasil é o segundo maior fornecedor de panetones para os Estados Unidos, atrás apenas da Itália, com uma participação de 2,3% no mercado americano. Em 2024, as exportações brasileiras de panetone somaram 3,2 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 12,1 milhões. Além disso, a exportação de pão de queijo industrializado também pode ser afetada pelo tarifaço, com as indústrias adotando estratégias como acordos individuais para minimizar perdas.
A Abimapi enfatiza que houve um movimento das indústrias para garantir a entrega dos produtos aos importadores antes da implementação das novas tarifas do governo Trump. Para manter a competitividade e evitar a perda de mercado, as empresas têm realizado negociações estratégicas com importadores. O Brasil também se destaca como o quarto maior fornecedor de biscoitos wafers e o terceiro em tapiocas para os Estados Unidos.