Dados do site 'votossenadores.com.br' e do Poder360 indicam que 37 senadores se posicionam a favor do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A pesquisa, que também revelou que 23 senadores são contrários à medida e 21 não têm uma posição definida, destaca a polarização em torno do tema no Senado Federal.
Entre os senadores favoráveis, Vanderlan Cardoso (PSD-GO) figura na lista, mas ele pediu licença do cargo em 1º de julho, sendo substituído por Pedro Chaves (MDB-GO), que foi contabilizado entre os indefinidos. O levantamento também inclui nomes como Eliziane Gama (PSD-MA) e Renan Calheiros (MDB-AL) entre os indefinidos, embora o Poder360 tenha apurado que eles são, na verdade, contrários ao impeachment.
A decisão sobre o prosseguimento de um pedido de impeachment cabe ao presidente do Senado, que precisa de 2/3 dos votos do plenário para confirmar a destituição de um ministro do STF. A pressão sobre Moraes aumentou após sua inclusão na lista de sanções dos EUA, que impede o ministro de realizar transações financeiras com instituições norte-americanas, intensificando o debate político em torno de sua atuação no tribunal.