O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira, 17, a nomeação de Yulia Svyrydenko como nova primeira-ministra do país, após garantir um plano para receber mais armamentos dos Estados Unidos. Svyrydenko, ex-ministra da Economia e principal negociadora de um acordo de parceria na exploração de minérios com os americanos, assume o cargo em um momento crítico desde a invasão russa em 2022.
Com 39 anos, Svyrydenko tem vasta experiência em diplomacia, tendo representado a Ucrânia em negociações de alto nível com parceiros ocidentais sobre defesa, recuperação econômica e sanções contra a Rússia. O ex-primeiro-ministro Denys Shmyhal, que ocupou o cargo desde março de 2020, será nomeado ministro da Defesa, em um esforço para aumentar a produção doméstica de armamentos.
Após a votação de aprovação no parlamento, Svyrydenko enfatizou a urgência da situação, afirmando que "a guerra não deixa espaço para atrasos" e destacando a necessidade de um fornecimento confiável para o exército e o fortalecimento das forças de defesa. A reformulação do gabinete, que também inclui a nomeação de Olga Stefanishyna como nova embaixadora da Ucrânia nos EUA, não representa uma mudança significativa na direção política de Zelensky, que continua a contar com uma equipe de funcionários experientes em tempos de crise.