O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone nesta sexta-feira, 4, com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a atual situação da guerra na Ucrânia, incluindo os ataques aéreos russos. Zelensky destacou a importância da colaboração em defesa aérea e expressou gratidão pela atenção de Trump à Ucrânia em uma postagem na rede social X.
Durante a conversa, Zelensky e Trump abordaram a possibilidade de fortalecer a proteção dos céus ucranianos e concordaram em realizar uma reunião entre suas equipes. O presidente ucraniano enfatizou a relevância de projetos diretos com os Estados Unidos, especialmente em relação a drones e tecnologias de defesa.
Além disso, Zelensky mencionou a troca de opiniões sobre a situação diplomática e a cooperação com os EUA e outros aliados. A conversa ocorre em um contexto de crescente tensão na região, com Trump também tendo discutido a guerra na Ucrânia em uma conversa anterior com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na quinta-feira, 3, onde expressou sua insatisfação com o conflito.