O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira, 10, que mantém um diálogo positivo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a aquisição de sistemas de defesa Patriot. Durante uma reunião em Roma com líderes europeus, Zelensky revelou que a Ucrânia solicitou 10 sistemas Patriot e um número adequado de mísseis para operação, além de mencionar a existência de um esquema de financiamento que inclui apoio da Alemanha e da Noruega.
Zelensky também abordou o aumento do investimento na produção de armamentos, com ênfase em drones, destacando a importância desse setor para a defesa ucraniana. "Muito trabalho já foi feito sobre essa questão", afirmou o presidente.
Além disso, o líder ucraniano enfatizou a necessidade de formar uma grande coalizão internacional para a recuperação e reconstrução da Ucrânia, após os danos causados pela invasão russa. Ele comparou essa iniciativa ao Plano Marshall, que ajudou a reconstruir a Europa após a Segunda Guerra Mundial, e pediu um plano claro de recuperação e resiliência para o país.