O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) anunciou neste domingo (20) que pretende consultar os caminhoneiros antes de tomar qualquer decisão sobre uma possível paralisação da categoria. A declaração foi feita em suas redes sociais, após a confirmação de sua participação em uma reunião com líderes da oposição ao governo federal, agendada para esta segunda-feira (21), em Brasília.
Em sua publicação, Trovão destacou que, embora tenha recebido pedidos para uma paralisação, não tomará decisões unilaterais. "Após uma reunião com a oposição ao Governo Federal, vou ouvir a classe caminhoneira. Não decido nada sozinho, mas, se for preciso, irei junto para as estradas", afirmou o parlamentar.
O encontro da oposição ocorre em meio a reações contra operações da Polícia Federal que afetaram aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os assuntos a serem discutidos estão medidas judiciais e políticas contra o ex-mandatário, incluindo restrições como o uso de tornozeleira eletrônica. Além disso, Trovão publicou um vídeo alertando sobre os possíveis impactos negativos de um atrito entre Brasil e Estados Unidos devido a investigações envolvendo plataformas estrangeiras e autoridades brasileiras, reafirmando que qualquer mobilização será decidida em conjunto com os caminhoneiros.