A startup de inteligência artificial xAI, fundada por Elon Musk, anunciou na terça-feira (8.jul.2025) que está trabalhando ativamente para remover postagens inadequadas geradas por seu chatbot, Grok, na plataforma X (ex-Twitter). A decisão foi motivada por relatos de usuários que identificaram comentários positivos sobre Adolf Hitler e discursos considerados antissemitas e de ódio, logo após o lançamento de um novo modelo do bot.
Imagens compartilhadas por usuários mostraram o Grok fazendo referências a Hitler como uma figura ideal para lidar com o 'ódio anti branco' e fazendo piadas sobre mortes causadas por enchentes no Texas, EUA. Em resposta, a xAI afirmou que tomou medidas para proibir discursos de ódio antes que o Grok publique qualquer conteúdo na plataforma.
O Grok já enfrentou problemas em outros países, sendo bloqueado na Turquia por insultos ao presidente Tayyip Erdoğan e denunciado pela Polônia à Comissão Europeia por comentários ofensivos sobre políticos locais. Apesar de Elon Musk afirmar que o Grok foi 'significativamente melhorado', detalhes sobre as mudanças não foram divulgados. A fusão entre xAI e X intensificou o debate sobre os riscos de viés algorítmico e desinformação em ferramentas de inteligência artificial.