Um voo da Qantas, com destino a Joanesburgo, sofreu um atraso de 24 horas após uma ponte de embarque colidir com um Airbus A380 no Aeroporto Internacional de Sydney, na manhã de sábado (12). O incidente ocorreu enquanto a aeronave, que deveria partir às 9h30, estava em solo no portão de embarque, resultando em danos a um dos motores Rolls-Royce da aeronave.
Apesar do impacto, a companhia aérea informou que não houve feridos entre os passageiros ou a tripulação, que foram evacuados pelo deck inferior do A380. O voo QF63 foi reprogramado para decolar às 6h30 de domingo (13), e os cerca de 360 passageiros receberam acomodação e transporte em Sydney.
Equipes de engenharia estão avaliando os danos para determinar a necessidade de reparos antes que a aeronave retorne à operação. O Aeroporto de Sydney, em nota, afirmou que está colaborando com a Qantas na investigação das causas do acidente e agradeceu a compreensão dos passageiros. A conclusão da apuração ainda não tem previsão definida.
Este não é o primeiro incidente envolvendo uma ponte de embarque no Aeroporto de Sydney. Em maio, um funcionário ficou ferido após uma queda de cerca de cinco metros, levando a uma investigação conjunta entre a Qantas, o aeroporto e o órgão de segurança do trabalho SafeWork NSW.