Na tarde de sexta-feira, 25, um voo da Azul Linhas Aéreas, que partiu de Porto, Portugal, com destino a Campinas (SP), precisou desviar sua rota e pousar no Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco. O desvio ocorreu após um dos tripulantes apresentar um mal súbito enquanto a aeronave sobrevoava a região de Fortaleza (CE).
A aeronave, um Airbus A330-900, de matrícula PR-ANX, estava realizando o voo AD-8803 quando a tripulação optou por um pouso alternado para garantir a assistência médica imediata ao tripulante. A identidade do profissional, que seria o comandante da aeronave e tem 59 anos, não foi divulgada oficialmente pela companhia.
A Azul Linhas Aéreas emitiu uma nota esclarecendo que não houve declaração de emergência para pouso, mas sim um desvio de rota, uma prática comum na aviação. A empresa também negou informações sobre a possibilidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tripulante. O pouso em Recife ocorreu por volta das 17h e a aeronave retomou sua viagem às 18h40, seguindo para Campinas, com passageiros elogiando a condução segura do copiloto durante a operação.