O volume de serviços prestados no Brasil registrou um aumento de 0,1% em maio em relação a abril, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado, que foi ajustado sazonalmente, ficou abaixo da expectativa do mercado, que previa uma alta de 0,2% segundo a mediana das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast.
Em comparação com maio do ano anterior, o volume de serviços apresentou um crescimento de 3,6%, já descontando a inflação. As previsões para essa comparação variavam entre 1,6% e 4,1%, com uma mediana de 3,3%. Além disso, a taxa acumulada no ano até maio foi de 2,5%, enquanto a taxa acumulada em 12 meses atingiu 3,0%.
A receita bruta nominal do setor de serviços também apresentou um avanço, subindo 0,2% em maio em relação ao mês anterior. Na comparação com maio de 2022, a receita nominal teve um crescimento significativo de 9,0%. Esses dados refletem a recuperação gradual do setor de serviços no país, apesar das variações nas expectativas do mercado.