A VLI, empresa de logística, anunciou nesta quarta-feira (data) a ampliação em cerca de 10% da capacidade de carga dos navios que operam em três dos quatro berços do terminal Tiplam, localizado no Porto de Santos. A melhoria foi possível após obras de dragagem que elevaram o calado máximo de 13,35 metros para 14,10 metros, permitindo a operação de embarcações de até 74 mil toneladas para exportação de açúcar e 72,6 mil toneladas para importação de insumos para fertilizantes.
Com a modernização, a VLI espera reduzir em mais de 60% o tempo de espera dos navios para saída do terminal, o que aumentará a disponibilidade dos berços e permitirá que mais embarcações atracem para carga. O diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, Marcelo Cardoso, destacou que a iniciativa oferece uma alternativa mais eficiente para a distribuição de cargas no Porto de Santos.
As obras de dragagem foram realizadas entre fevereiro e maio deste ano no canal de Piaçaguera e nos berços do Tiplam 2, 3 e 4. O terminal é responsável por 25% do açúcar exportado em Santos e, no setor de fertilizantes, a VLI se destaca como a maior transportadora do insumo por ferrovia no Brasil, participando de mais de 90% da importação nacional de matérias-primas como enxofre e amônia. Além disso, a empresa transporta esses produtos para indústrias na região do Triângulo Mineiro, fortalecendo a cadeia do agronegócio.