Os animais sem raça definida (SDR), conhecidos popularmente como vira-latas, são os mais comuns nos lares brasileiros, conforme aponta o PetCenso 2025, um estudo realizado pela Petlove. O levantamento, que analisou o perfil de mais de 1,8 milhão de animais de estimação cadastrados na plataforma, revela que os SDRs representam 26% dos cães e impressionantes 86% dos gatos no Brasil.
O estudo destaca que, apesar da estimativa da Organização Mundial da Saúde de que cerca de 30 milhões de animais vivem em situação de rua no país, a adoção de vira-latas tem se mantido em alta nos últimos nove anos. Além disso, as fêmeas são preferidas pelos tutores, representando 50,9% dos cães e 52,6% dos gatos adotados.
Entre as raças de cães mais populares, os vira-latas lideram com 26%, seguidos por Shih Tzus (17%) e Yorkshire Terriers (6%). Já entre os gatos, os SDRs dominam com 86%, enquanto Siameses (5%) e Persas (2%) completam o pódio. O estudo também revelou que nomes curtos e referências da cultura pop, como Thor e Mel para cães, e Tom e Luna para gatos, são os mais escolhidos pelos tutores brasileiros.