O governo do Vietnã foi pego de surpresa pelo anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a imposição de uma tarifa de 20% sobre produtos vietnamitas. A revelação ocorreu na semana passada, durante uma ligação entre Trump e o chefe do partido do Vietnã, To Lam, que imediatamente orientou sua equipe de negociação a buscar a redução da alíquota, conforme fontes que pediram anonimato. O Vietnã esperava uma tarifa entre 10% e 15%, o que torna a nova taxa uma grande preocupação para a nação do Sudeste Asiático.
O Vietnã, que teve o terceiro maior superávit comercial com os EUA no ano passado, é um dos países que mais se beneficiam do comércio com os Estados Unidos. Após o anúncio, o Ministério das Relações Exteriores do Vietnã confirmou que os negociadores ainda estavam em contato com seus pares americanos para discutir os detalhes do acordo. No entanto, os líderes vietnamitas têm evitado comentar sobre a tarifa em declarações oficiais, focando em diversificar seus mercados de exportação.
A tarifa de 20% substituirá a atual de 10%, mas se somará a outras taxas existentes, elevando a carga tributária efetiva sobre os produtos vietnamitas. A Casa Branca não se manifestou imediatamente sobre o assunto, enquanto o secretário de Estado, Marco Rubio, mencionou que a questão tarifária foi abordada em uma reunião com o homólogo vietnamita, embora não tenha sido o foco principal das discussões. O Vietnã busca equilibrar suas relações comerciais com os EUA e a China, seu maior parceiro comercial.