Mais de 80% das obras do viaduto na confluência das avenidas Mário Covas e Independência, em Ananindeua, estão concluídas. O projeto, parte dos investimentos estruturantes para a COP 30, visa melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém. Quando finalizado, o viaduto beneficiará mais de 30 mil pessoas que transitam diariamente pela área.
Atualmente, os trabalhos incluem terraplenagem, pavimentação e drenagem, conforme informou Emanuele Gaia, engenheira fiscal do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). A fase de sinalização e iluminação está prevista para iniciar na próxima semana, com a estrutura do tabuleiro já em fase final.
Com 350 metros de extensão e 14 metros de largura, o viaduto permitirá que veículos na Avenida Independência transitem por baixo da estrutura, eliminando semáforos e promovendo fluidez no tráfego. Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, destacou que o novo equipamento melhorará a qualidade de vida da população, reduzindo o tempo gasto no trânsito.
Este é o quinto viaduto construído pelo Governo do Pará, que já realizou outras obras na Rodovia BR-316, todas com o objetivo de facilitar o acesso e a mobilidade na região, especialmente em preparação para a conferência mundial sobre mudanças climáticas.