As vendas do comércio varejista em Santa Catarina registraram um crescimento de 7% até maio de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que destacou que o estado ficou em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Amapá, que teve um aumento de 9%.
O desempenho catarinense supera a média nacional, que apresentou uma elevação de 2,2%. Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram os relacionados ao consumo das famílias, com ênfase nas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico, além de hipermercados, supermercados, tecidos, vestuário e calçados.
Silvio Dreveck, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, atribuiu os resultados ao aquecimento da economia local e ao aumento do poder de compra da população. Na análise do comércio varejista ampliado, que inclui mais segmentos, Santa Catarina também apresentou um desempenho positivo, com um crescimento de 5,1%, impulsionado pelas vendas de material de construção e de veículos, motos e peças.