As vendas de carros na China registraram um aumento significativo de 18% em junho, totalizando 2,1 milhões de unidades, de acordo com a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). O crescimento é atribuído a um programa federal que incentiva a troca de veículos, embora a pressão do governo para evitar cortes de preços tenha gerado incertezas no mercado.
Apesar do impulso nas vendas, o sentimento entre os consumidores começou a esfriar devido à redução dos subsídios, levando alguns a adiar a compra de novos carros. A CPCA destacou que a fiscalização mais rigorosa sobre práticas de preços está impactando o otimismo no setor, com montadoras sendo alertadas a evitar estratégias de preços agressivas.
As vendas de veículos elétricos e híbridos, no entanto, continuam a mostrar robustez, com um crescimento anual de 30% em junho, totalizando 1,1 milhão de unidades. No primeiro semestre de 2023, as vendas desse segmento atingiram 5,47 milhões de veículos, um aumento de 33% em relação ao ano anterior. A Tesla, por sua vez, viu suas vendas crescerem 0,8% em junho, totalizando 71.599 unidades, indicando uma leve recuperação em comparação a maio.