O velório da cantora Preta Maria Gadelha Gil, conhecida como Preta Gil, ocorrerá nesta sexta-feira, 25, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, das 9h às 13h. O evento, que será aberto ao público, coincide com a celebração do Dia da Mulher Negra Latino-Americana, e a família da artista destaca que a ocasião visa "celebrar sua vida, arte e legado".
Preta Gil, filha do renomado cantor Gilberto Gil, faleceu no último domingo, 20, aos 50 anos, no Dia do Amigo. A artista lutava contra um câncer de intestino diagnosticado no início de 2023 e, antes de sua morte, estava em tratamento oncológico experimental em Washington, EUA, na esperança de conter a progressão da doença.
Em março, a cantora havia sido internada no Hospital Sírio-Libanês, no Rio de Janeiro, devido a uma infecção urinária relacionada às complicações de sua condição de saúde. Na ocasião, Preta Gil expressou sua determinação em buscar novas alternativas de tratamento, afirmando que "aqui não tem mais possibilidade de cura, mas eu não desisto".