O velório da cantora e empresária Preta Gil ocorrerá nesta sexta-feira (25), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, das 9h às 13h. A artista faleceu no último domingo (20), em Nova York, devido a complicações de um câncer no intestino, cercada por familiares e amigos.
Na abertura do Festival Negritudes Globo, em Salvador, nesta quinta-feira (24), Preta Gil foi homenageada em uma cerimônia que celebrou sua trajetória. O evento contou com a participação do bloco afro Ilê Aiyê e da cantora Mariene de Castro, que se apresentaram em tributo à artista, incluindo a execução da música "Drão", de Gilberto Gil.
O corpo de Preta Gil chegou ao Brasil na manhã de hoje, após desembarque em São Paulo, e seguirá para o velório no Rio de Janeiro. Entre os que prestaram homenagens, destacam-se o filho Francisco Gil e a atriz Carolina Dieckmann, que expressaram seu amor e saudade pela artista em redes sociais. O influenciador Gominho também comentou sobre a luta de Preta contra a doença, ressaltando seu legado e força.
O Festival Negritudes Globo, que homenageou Preta Gil, segue com uma programação diversificada, incluindo mesas de discussão e apresentações musicais, reunindo importantes nomes da cultura brasileira até o final do dia.