A partir de hoje, 9 de outubro, os proprietários de veículos recolhidos aos pátios do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) podem realizar a liberação em qualquer unidade Vapt Vupt no estado. Anteriormente, esse serviço estava disponível apenas na agência Padrão Detran, localizada em Goiânia. A medida visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Waldir destacou que a ação faz parte de um conjunto de iniciativas para modernizar e simplificar os procedimentos da autarquia. Em 2023, mais de 11 mil veículos foram liberados em Goiás, sendo 1.412 por meio do aplicativo DetranGO ON. Na unidade Padrão Vapt Vupt Detran, a média diária de liberações é de 130, com cada processo exigindo pelo menos dois atendimentos presenciais.
O secretário da Administração, Alan Tavares, reforçou o compromisso do Governo de Goiás em melhorar a eficiência do atendimento no Vapt Vupt, garantindo que os cidadãos sejam atendidos com respeito e agilidade. Para liberar o veículo, o proprietário deve quitar todos os débitos, incluindo IPVA e multas, e gerar um Termo de Liberação pelo Portal Expresso ou diretamente nas unidades Vapt Vupt.
Os pagamentos devem ser preferencialmente realizados via Documento Único de Arrecadação (Dua), que tem um tempo de compensação de cinco minutos, enquanto boletos podem levar até 72 horas. O veículo pode ser retirado pelo proprietário ou por um procurador, desde que a procuração esteja devidamente preenchida e as pendências administrativas regularizadas, caso existam.