Um vazamento de óleo diesel de um caminhão-tanque atingiu o córrego São Jorge, em Marília, São Paulo, na tarde de segunda-feira (28). A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) informou que aproximadamente 3 mil litros do combustível foram despejados no local devido a problemas mecânicos no veículo, que trafegava pela rodovia Rachid Rayes (SP-333). O incidente ocorreu no km 344, quando o eixo cardan do caminhão se soltou e perfurou o tanque, permitindo que o diesel escorresse por uma canaleta de drenagem até o córrego, que é afluente do Rio do Peixe.
Técnicos da CETESB estão no local avaliando os danos ambientais e realizando um levantamento com drone para determinar a extensão da área afetada. A companhia destacou que a limpeza da via e a remoção do produto estão sendo realizadas por equipes da concessionária da rodovia e de uma empresa especializada. A CETESB também informou que, após a conclusão das operações de contenção e limpeza, serão aplicadas as sanções administrativas cabíveis.
O córrego São Jorge, que passa por essa região, tem sua nascente no município de Garça (SP). A CETESB está monitorando a situação para garantir a mitigação dos impactos ambientais causados pelo vazamento.