O Vasco da Gama enfrentou uma dura derrota na noite de terça-feira, sendo goleado por 4 a 0 pelo Independiente del Valle, em Quito, no Equador, em partida válida pelos playoffs da Copa Sul-Americana. O resultado deixa o clube carioca em uma situação crítica, necessitando de um resultado quase milagroso no jogo de volta, marcado para a próxima terça-feira, em São Januário.
A expulsão do lateral Lucas Piton logo no início da partida prejudicou significativamente a estratégia do técnico Fernando Diniz, que não pôde contar com o experiente Philippe Coutinho. Apesar de um início promissor, a equipe não conseguiu resistir ao ímpeto do adversário equatoriano, que dominou o jogo após a expulsão.
O Vasco, que prioriza a Copa Sul-Americana nesta temporada, já havia demonstrado instabilidade na fase de grupos, onde terminou em segundo lugar com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe também sofreu uma goleada de 4 a 1 para o modesto Puerto Cabello, da Venezuela, um resultado que marcou a história das competições da Conmebol, sendo a primeira vez que um clube brasileiro sofreu tantos gols de uma equipe venezuelana.
Atualmente, o Vasco ocupa a décima quarta posição no Campeonato Brasileiro, próximo da zona de rebaixamento, e se prepara para enfrentar o CSA nas oitavas de final da Copa do Brasil. A situação do clube é delicada, com a necessidade de reverter o quadro nas competições em que ainda está envolvido.