Na manhã desta segunda-feira (21), três ônibus foram vandalizados em São Paulo, conforme informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans. Desde 1º de junho, a Grande São Paulo já contabiliza 813 ataques a coletivos, afetando ao menos 27 cidades da região.
Os incidentes desta segunda ocorreram na Brasilândia, Zona Norte, e na Vila Mariana, Zona Sul. Um homem de 38 anos foi detido após arremessar objetos contra um ônibus na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, resultando em danos ao veículo e ferimentos a um passageiro idoso. A motorista do ônibus também foi agredida durante a confusão.
Outro ataque foi registrado na Avenida Domingos de Morais, onde um homem de 40 anos foi preso em flagrante por quebrar a janela de um ônibus. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A SMT e a SPTrans manifestaram repúdio aos atos de vandalismo e afirmaram que estão colaborando com as investigações. O prefeito Ricardo Nunes criticou a lentidão da Polícia Civil em identificar os responsáveis pelos ataques, que têm predominado nas zonas Sul e Oeste da cidade.