Na tarde deste domingo (20), três câmeras de radares de velocidade foram vandalizadas na avenida Autaz Mirim, na Zona Leste de Manaus. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os equipamentos danificados, com um deles completamente removido de seu suporte. A equipe da Rede Amazônica confirmou a destruição dos dispositivos durante uma visita ao local.
Os danos incluem hastes retorcidas e caixas quebradas, evidenciando tentativas de remoção em dois dos radares. Em um vídeo registrado pela equipe, é possível observar a estrutura metálica aberta e a ausência de uma das câmeras. Além disso, uma câmera menor, destinada a registrar placas de veículos, também foi retirada da via.
A Prefeitura de Manaus, que recentemente instalou 20 novos pontos de monitoramento eletrônico na cidade, ainda não se pronunciou sobre a identificação dos responsáveis pelos atos de vandalismo ou sobre a previsão de reposição dos equipamentos danificados. Os novos radares foram instalados em locais estratégicos, como parte de uma operação iniciada em 1º de julho, visando aumentar a segurança nas vias com alto risco de acidentes, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).