A Vale S.A. anunciou um aumento de 3,7% na produção de minério de ferro no segundo trimestre de 2023, totalizando 83,599 milhões de toneladas, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao primeiro trimestre de 2023, a produção cresceu 23,6%, conforme relatório divulgado pela mineradora nesta semana.
Durante o trimestre, a empresa comercializou 77,346 milhões de toneladas do minério, o que representa uma queda de 3,1% em relação ao ano passado, mas um aumento de 16,9% em comparação ao trimestre anterior. A companhia destacou que o desempenho foi impulsionado por novos ativos em desenvolvimento e melhorias na confiabilidade operacional, alinhando-se ao plano de produção de 2025.
O desempenho da planta de Brucutu, com a ativação da quarta linha de processamento, e um novo recorde de produção na operação S11D foram fatores-chave para o resultado positivo. As vendas de finos de minério de ferro totalizaram 67,678 milhões de toneladas, apresentando uma redução de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, mas um crescimento de 19,2% em comparação ao trimestre anterior.