A vaca nelore Viatina-19 FIV Mara Móveis, de 6 anos, foi leiloada por R$ 15 milhões durante um evento realizado entre os dias 19 e 21 de junho em Arandu, São Paulo. Avaliada em R$ 21 milhões, Viatina-19 é considerada a segunda vaca mais cara do mundo, destacando-se no cenário do agronegócio brasileiro. Os compradores terão acesso à genética da vaca por seis meses, podendo gerar novos bovinos com potencial de valorização no mercado.
O leilão também inclui a garantia de 20 fêmeas nascidas a partir de aspirações programadas para julho e dezembro de 2025. Viatina-19 é reconhecida por sua genética de alto padrão, com a capacidade de produzir descendentes de qualidade excepcional, conforme afirma Lorrany Martins, responsável pela gestão da vaca.
Além de seu valor financeiro, a rotina de Viatina-19 é marcada por cuidados especiais, incluindo monitoramento 24 horas e exames mensais. Em 2023, a vaca entrou para o Guinness Book como a fêmea mais cara do mundo, um título que foi superado em 2024 por outra vaca, mas que solidificou a importância de Viatina-19 na pecuária nacional.