O serviço de assinatura eletrônica do Gov.br registrou um aumento de 90% em sua utilização no primeiro semestre de 2025, totalizando 95 milhões de acessos entre janeiro e junho. A solução, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) em colaboração com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), permite a assinatura digital de documentos com validade jurídica equivalente à de documentos físicos.
Classificada como avançada pelo MGI, a Assinatura Gov.br oferece um elevado nível de confiança e segurança, dificultando ações fraudulentas. Para utilizar o serviço, os cidadãos devem possuir uma conta de nível Prata ou Ouro no Gov.br, que pode ser obtida por meio de reconhecimento facial ou validação de dados em bancos credenciados.
Os usuários podem assinar digitalmente diversos tipos de arquivos, como .DOC, .PDF e .JPG, após fazer o upload do documento desejado na plataforma. O processo é finalizado com a inclusão da assinatura digital e o download do arquivo assinado, facilitando a formalização de documentos de forma segura e prática.