A usina nuclear Angra 1 foi religada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na sexta-feira, 11 de outubro, às 16h29, após concluir a 29ª parada programada para reabastecimento de combustível e modernização. A informação foi divulgada pela Eletronuclear, responsável pela operação da usina.
O reator foi religado na noite de terça-feira, 8 de outubro, e o retorno à operação plena ocorrerá de forma gradual, seguindo rigorosos protocolos de segurança. A parada foi mais longa do que as anteriores devido à inclusão de atividades adicionais no Programa de Extensão de Vida de Angra 1, que envolveu a modernização de sistemas e inspeções técnicas aprofundadas.
Durante a parada, foram realizadas aproximadamente 6.545 tarefas com a participação de 1.517 profissionais, incluindo 259 estrangeiros. As intervenções incluíram a substituição de instrumentação nuclear interna e a troca de termopares de saída do núcleo do reator, além de manutenções em transformadores principais e atualizações em sistemas de instrumentação.
O superintendente da usina, Abelardo Vieira, destacou a importância da parada, afirmando que além do reabastecimento de combustível, foram avançados projetos estruturantes que aumentam a confiabilidade da usina, preparando-a para operar com alto desempenho por mais 20 anos.