O Uruguai obteve sua primeira vitória na Copa América Feminina 2023, ao derrotar o Peru por 1 a 0 nesta sexta-feira (18), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, Equador. A partida, que marcou a abertura da terceira rodada do Grupo A, foi decisiva para as uruguaias, que agora somam quatro pontos em três jogos, ocupando provisoriamente a segunda posição da chave.
A vitória coloca o Uruguai em uma posição favorável, embora ainda possa ser ultrapassado por Chile ou Argentina, que jogam nesta mesma data. Por outro lado, o Peru permanece sem pontos e na última colocação do grupo, o que compromete suas chances de avançar às semifinais da competição, que classifica os dois primeiros colocados.
O único gol da partida foi marcado por Belén Aquino, aos 18 minutos, após receber um passe de Esperanza Pizarro. Apesar de ter a chance de ampliar a vantagem com um pênalti, Aquino não conseguiu converter, acertando o travessão. As uruguaias agora aguardam a próxima partida contra o Chile, marcada para quinta-feira (24), enquanto o Peru encerrará sua participação na Copa América contra a Argentina na segunda-feira (21).