A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou neste sábado (12.jul.2025) sua intenção de negociar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito da tarifa de 30% imposta a produtos do bloco europeu. A medida, que entrará em vigor em 1º de agosto de 2025, também se aplica ao México, conforme comunicado por Trump em sua conta na plataforma Truth Social.
Von der Leyen destacou, em publicação no X, que a União Europeia está aberta ao diálogo, mas está preparada para adotar contramedidas proporcionais para proteger seus interesses. Ela alertou que a nova tarifa poderá impactar negativamente empresas, consumidores e pacientes em ambos os lados do Atlântico.
A decisão de Trump foi justificada com base em um suposto desequilíbrio na balança comercial entre os EUA e a União Europeia. O presidente americano também advertiu que, em caso de retaliação por parte dos parceiros comerciais, as tarifas poderiam ser aumentadas ainda mais. Além disso, Trump sugeriu que empresas europeias poderiam evitar as novas taxas ao optarem por produzir nos Estados Unidos, prometendo agilidade nas aprovações necessárias para instalação.