A UnitedHealth anunciou que está colaborando com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos após revisar relatórios sobre investigações relacionadas à sua participação no programa Medicare. Em um documento enviado à Securities and Exchange Commission (SEC) nesta quinta-feira, 24, a empresa informou que começou a atender solicitações formais de natureza criminal e civil do órgão governamental.
A investigação, conforme noticiado pelo Wall Street Journal, foca nas práticas de faturamento do Medicare da UnitedHealth, incluindo a utilização de médicos e enfermeiros para coletar diagnósticos que potencialmente aumentaram os pagamentos recebidos pela empresa. Em resposta, a UnitedHealth afirmou que implementará um processo regular de supervisão e auditoria independente de terceiros para suas práticas de registro de diagnósticos.
Além disso, o Wall Street Journal revelou que ex-funcionários da UnitedHealth foram interrogados por promotores da unidade de fraudes em saúde do Departamento de Justiça. O Federal Bureau of Investigation (FBI) e o Escritório do Inspetor Geral do Departamento de Saúde e Serviços Humanos também teriam participado de algumas das entrevistas, segundo a reportagem.