Uniformes escolares entregues pelo governo do Rio Grande do Sul apresentaram um erro na estampa, que indica a data de 20 de setembro de 1855, em vez do correto 20 de setembro de 1835, data de início da Revolução Farroupilha. A falha foi identificada em pelo menos dois dos nove lotes distribuídos às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), afetando a entrega de uniformes a estudantes da rede estadual, que conta com mais de 700 mil alunos.
A Secretaria da Educação (Seduc) do estado informou que está investigando as falhas de impressão e que os fornecedores responsáveis pelos lotes afetados serão notificados para implementar ações corretivas imediatas. O governo não divulgou a quantidade exata de uniformes com a data incorreta, mas destacou que a iniciativa de fornecer uniformes escolares visa fortalecer o vínculo dos alunos com a educação e promover a igualdade entre eles.
Além disso, a entrega dos uniformes, que teve um investimento superior a R$ 208 milhões, é a primeira vez que os estudantes da Rede Estadual recebem esse benefício gratuitamente. A ação é considerada um símbolo de pertencimento à comunidade escolar e busca reforçar a identidade estudantil, além de gerar economia para as famílias gaúchas. O governo já havia enfrentado relatos de atrasos na entrega dos uniformes no início do ano letivo.