A Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), localizada em Descanso, se destaca como um modelo inovador no tratamento de esgoto. Recentemente, prefeitos de Timbó Grande e Belmonte, Ari Galeski e Jair Giumbelli, respectivamente, visitaram a unidade para conhecer suas instalações e benefícios, especialmente em relação a futuros investimentos em novas UGLs em seus municípios.
O engenheiro coordenador do Programa Esgotamento Sobre Rodas, Alexandre Bach Trevisan, ressaltou que a UGL tem recebido gestores interessados em entender a implementação de modelos semelhantes. O programa, que teve Descanso como projeto-piloto, visa expandir a cobertura de tratamento de esgoto em diversas regiões do estado, especialmente em áreas com baixa densidade populacional.
Desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado e a Casan, o Esgotamento Sobre Rodas busca melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, além de preservar recursos hídricos e o meio ambiente. Até o momento, 120 municípios manifestaram interesse em participar do programa, que se propõe a ser uma solução viável para localidades onde a construção de redes coletoras é economicamente inviável.