Após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma tarifa de 30% sobre produtos da União Europeia, o bloco europeu reagiu afirmando que tomará "todas as medidas necessárias para salvaguardar" seus interesses. A declaração foi feita pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que destacou que a nova tarifa comprometeria cadeias de suprimento essenciais.
Von der Leyen ressaltou que a União Europeia é uma das economias mais abertas do mundo e que está comprometida com práticas comerciais justas. Ela também mencionou que o bloco está em busca de um acordo até o dia 1º de agosto, data em que a tarifa proposta por Trump deve entrar em vigor.
O anúncio de Trump foi feito na manhã deste sábado (12) através de sua rede social, a Truth Social, onde também informou a aplicação de tarifas semelhantes para produtos do México. O presidente americano justificou a medida alegando que o déficit comercial dos EUA com a União Europeia é um dos maiores do mundo. Além disso, Trump enviou uma carta ao presidente brasileiro, Lula, propondo uma taxa de importação de 50% sobre produtos do Brasil, em meio a uma série de comunicações realizadas ao longo da semana.